O Jardim Botânico de Curitiba, que poucos sabem que tem com nome oficial Jardim Botânico Francisca Richbieter, é uma dos locais mais procurados pelos turistas na Cidade de Curitiba. Este é um dos principais pontos turísticos capital paranaense.
O parque é localizado no bairro que tem o mesmo nome do local: Jardim Botânico. Como um carioca como eu não dizer que faz total sentido, pois em minha Cida o bairo em torno do Jardim tem o mesmo nome do local.
O site Mapa-mundi promoveu no ano de 2007 uma eleição global onde haveria a escolha das Sete Maravilhas em nosso país. Nesta ocasião o Jardim Botânico foi escolhido entre tantos outros pontos turísticos. E não é exagero tal eleição.
Não há como sair de minha memória o dia em que pude visitá-lo pela primeira vez. Foi um evento que desmontou o que cria como lugares de beleza única. Tudo bem pensado e arquitetado.
O Jardim Botânico foi inaugurado no dia 05 de outubro de 1991, tendo seu nome oficial em homenagem ao urbanista à urbanista
Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.
Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista santista e radicada no paraná Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. A homenagem deveu-se à todo o pioneirismo da urbanista em seu trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
O parque é grande, tem uma área total de 278.000 m2.
No complexo temos um bosque lindíssimo, que ajuda em muito a toda uma interação com a mata atlântica, pois é uma área de preservação da mesma.
O espaço com sua grande estufa, de beleza ímpar, marca todos os visitantes.
Projeto do Jardim Botânico de Curitiba
O projeto do parque engloba diversas opções para os visitantes. Tudo feito com um cuidado, limpeza e boa estrutura. Desde a visitação até um simples piquenique para a família.
Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Há no Jardim Botânico uma construção icônica, feita de armações de metal e com paredes de vidro. Não há como ficar insensível, à construção de imponente beleza.
Ali fica a famosa e recém reformada, estufa do Jardim Botânico.
O visitante ao entrar na mesma, terá contato com diversas espécies botânicas e verá também uma linda fonte de água que sai da estufa e segue até a entrada da mesma. A fonte que fica de fronte a estufa, é um dos lugares mais fotografados pelos turistas.
Sobre a arquitetura da estufa, ela tem o estilo art- noveau em sua três lindas abóbodas.
O projeto é do arquiteto Abrãao Assad, que teve como inspiração para a construção da estufa no Palácio de Cristal, localizado em Londres.
Mapa do Jardim Botânico de Curitiba
Muitos turistas, buscam o mapa do Jardim Botânico para se localizar no mesmo e não perder tudo que o mesmo oferece. Abaixo segue o mapa atualizado e retirado da própria Prefeitura Municipal de Curitiba.
- Estufa
- Pavilhão de Exposições
- Fonte
- Canteiros
- Velódromo municipal
- Canchas esportivas
- Administração velódromo
- Cancha de futebol
- Bistrô / loja
- Bicicletário
- Acesso principal
- Estacionamento
- Portal
- Lago (plantas aquáticas)
- Sanitários
- Lago
- Museu Botânico Municipal
- Administração do museu
- Ponte
- Manutenção
- Equipamentos de ginástica
- Bosque
- Trilhas
- Pista de caminhada
Jardim das Sensações do Jardim Botânico de Curitiba
A primeira vez que estive no local, meu irmão falou que deveria visitar o Jardim das Sensações. E ele realmente estava com razão. Como tudo por lá, a entrada é gratuita.
O Jardim das Sensações foi inaugurado no fim do ano de 2008 e o maior barato do local é perceber que podemos enxergar pra além de nossa visão.
Lá nossos sentimentos são explorados, pois somos convidados ter contato com diversas espécies de plantas. Ali temos uma experiência sensorial onde podemos ser invadidos por novos cheiros e texturas. Além de todo uma imersão ao som de água caindo em forma de cascata, nos levando a um relaxamento.
Claro, tudo depende de como você quer passar pelo local, afinal nem todos querem fazer o percurso com os olhos vendados.
Recomendo ao público de todas as idades.
Horário de Funcionamento do Jardim Botânico de Curitiba
De segunda-feira a domingo.
– Verão: das 6h às 20h.
– Inverno: 6h às 19h30
Atenção: Até o fim da pandemia de COVID-19, os horários poderão ser alterados sem aviso prévio.
Como ir de ônibus até o Jardim Botânico de Curitiba
Há muitas linhas de ônibus que tem paradas próximo da entrada do Jardim Botânico.
Por conta da mobilidade urbana e organização da malha rodoviária da cidade, você poderá fazer uma busca tanto da PlayStore ou na AppleStore, e baixar apps que darão todas as informações.
Se optar pelo ônibus Turismo, pode ficar tranqüilo: ele tem parada obrigatória no Jardim.
Há possibilidade de ir de carro, pois na entrada do parque tem um estacionamento. Não é grande e em dias de maior movimento, você terá que parar ou na rua ou em estacionamentos que existe ao redor do local.
Recomendo mesmo é ir de Uber: rápido, motoristas educados e não demora muito.
Se não tem ainda ou quer descontos em suas viagens, veja aqui mais informações.
Endereço do Jardim Botânico de Curitiba
Localização do Jardim: Rua Engenheiro Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-390
Quem sabe nos encontramos por lá?
O post Jardim Botânico de Curitiba apareceu primeiro em Amar Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário